| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

ATUALIDADE DE CIÊNCIASQUÍMICA FUNDAMENTAL II E MÉDIO

Page history last edited by kalil.charanek@terra.com.br 14 years, 4 months ago

CARBOXITERAPIA

Introdução

A carboxiterapia é um método novo em medicina estética, mas a admnistração terapêutica do anidro carbônico (também denominado gás carbônico ou CO2) iniciou-se nos anos 30 na França.

Há grande número de publicações científicas a partir dos anos 50 sobre carboxiterapia, embora a maior parte concentre-se entre 1985 e 2002.

O tratamento da carboxiterapia utiliza o anidro-carbônico, um gás atóxico, não embólico e presente normalmente como intermediário do metabolismo celular. O CO2 puro medicinal é o mesmo utilizado em cirurgia videolaparoscopica (para promover pneumoperitoneo), histeroscopia e como contraste em arteriografias. No Brasil este gás pode ser fornecido pela A.G.A., Air Liquid e pela White Martins entre outros. O método é de fácil execução e dramaticamente melhora a aparência da celulite, através da melhora do microcírculo vascular (responsável pela "cura temporal") e do efeito lipolítico. É um tratamento rápido, confortável e efetivo na grande maioria dos pacientes.

A carboxiterapia consiste na administração subcutänea, através de injeção hipodérmica, do CO2 diretamente nas áreas afetadas. Em geral utilizam-se sesões bi-semanais, num total entre 12 e 20; novo ciclo terapëutico é normalmente realizado após 6 a 10 meses. Existe ainda na literatura aplicações realizadas pela via transcutanea, na forma de banho seco ou em água carbonada, estas tëm maior aplicação em balneareoterapia.

A carboxiterapia é efetiva em diversas patologias da área de atuação do médico esteta: celulite, flacidez cutânea, estrias e como coadjuvante na gordura localizada. Em outras especialidades é utilizado na terapêutica de arteriopatias, flebopatias, úlceras vasculares e psoríase entre outras.

Foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de pesquisa na PubMed (National Library of Medicine) Americana e em publicações Européias especializadas na área da medicina estética.

Indicações

As principais indicalções da carboxiterapia são : arteriopatia periférica (6,12, 13), síndrome acrocianótica (8), outras patologias que apresentam alterações do microcírculo vascular, como insuficiências venosas e úlceras dos membros inferiores (11), e nos acúmulos irregulares do tecido adiposo (22,24,25), como a lipomatose múltipla simétrica (24,25) entre outras.

Ação farmacológica da carboxiterapia (mecanismo de ação)

A ação farmacológica do anidro carbonico sobre o tecido esta muito bem estabelecida e envolve vasodilatação local com conseqüente aumento do fluxo vascular e o aumento da pressão parcial de oxigênio (pO2) resultante da potencialização do efeito Bohr, ou seja há redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, resultando em maior quantidade deste disponível para o tecido.

Entre outros, o estudo realizado por D Aniello C (14) e cols do Departamento de Cirurgia Plástica da Universidade de Siena - Italia, demonstrou a ação da terapêutica do CO2, administrado pela via subcutânea, sobre o microcírculo vascular. Foi evidenciado vasodilatação através da videocapilaroscopia.

carboxiterapia

Hoje existem diversas sociedades como; Sociedades Italiana e Americana de Carbossiterapia (www.carbossiterapia.it) que elaboraram estudos multicentricos, comprovando o método no tratamento das arteriopatias periféricas, bem como introduziu a terapêutica em outras patologias.

Equipamento para carboxiterapia

Para uso ambulatorial é necessário um correto controle do fluxo de infusão do gás, bem como o cálculo do volume total injetado, o que pode ser conseguido com aparatologia adequada. carboxiterapia

Um aparelho, especialmente desenvolvido para carboxiterapia, esta registrado nas normativas da Comunidade Européia desde 2002 (CE 0051). Esta definido como dispositivo medico, classe II b e apresenta padrões "standard" de qualidade aplicada e segurança. Este mesmo equipamento tem aprovação de comercialização e uso pelo F.D.A. americano como equipamento de uso mmédico ambulatorial (www.nutecint.com/carboxytherapy.html). carboxiterapia

Na Europa seu uso e aprovado para o tratamento de patologias do sistema circulatório, incluindo-se arteriopatias obstrutivas perifericas, úlceras diabeticas e vasculares e lipodistrofia ginóide.O equipamento acima descrito denomina-se Carbomed. Este aparato permite administrar fluxos de CO2 entre 10 e 120 ml por minuto, bem como calcular o volume total injetado. Segurança do método terapêutico

Lembramos que o gás carbônico é um metabólito normal no nosso organismo e em situações de repouso nosso corpo produz cerca de 200 ml/min do mesmo, aumentando em ate 10 vezes frente a esforços físicos intensos. O fluxo e o volume total injetados durante o tratamento encontram-se entre estes parâmetros, ou seja, habitualmente na carboxiterapia utiliza-se fluxos de infusão entre 20 e 100 ml/min e volume totais admnistrados entre 600 ml e 1 litro (28,30).

O gás e ainda amplamente utilizado em medicina para promover pneumoperitonio em cirurgias endoscópicas, onde fluxos de até1000 ml/min sao utilizados com segurança (15) e os volumes totais freqüentemente ultrapassam 10 litros, sem que haja efeitos sistemicos significativos. carboxiterapia

Outros usos mais recentes do CO2 como contraste em angiografia atestam a segurança deste gás, demonstrando que o mesmo não é passível de promover embolia - são usados nestes procedimentos injeções intra-vasculares em "bolo" de ate 100 ml (16) e fluxos contínuos entre 20 e 30 ml/segundo (17), sem reações adversas. carboxiterapia

Também não existe na literatura relatos de efeitos adversos ou complicações, tanto locais (14) quanto sistëmicas (7,9) da carboxiterapia - ver abaixo. Possíveis efeitos colaterais limitam-se a dor durante o tratamento, pequenos hematomas decorrentes da punção (realizada com agulha 30 G 1/2 - insulina) e sensação de crepitação no local.

Em Porto Alegre - RS está sendo desenvolvido um aparelho especial para carboxiterapia onde o médico terá o controle do fluxo, volume infundido, volume infundido total, volume infundido em cada aplicação da agulha, controle eletrônico do fluxo/minuto. Os fabricantes prometem divulgar o produto antes de agosto de 2006 com um custo ainda menor que a concorrêncio de um aparelho com maiores recursos.

O aparelho será fabricado em Porto Alegre - RS com matéria prima alemã e protocolado na Anvisa.

Terapia De Carboxytherapy carboxiterapia

Como a terapia de Carboxiterapia é executada?

É um método não cirúrgico. O dióxido de carbono (CO2) infiltrado no tecido subcutaneous através de uma agulha 30G minúscula (0.3mm no diâmetro). Do ponto da injeção, o dióxido de carbono difunde fàcilmente em tecidos adjacentes.

Como o dióxido de carbono trabalha? carboxiterapia

A terapia de Carboxiterapia trabalha em duas maneiras complementares. Primeiramente o dióxido de carbono "mata" mecanicamente celulas de gordura, provocando uma "lise"dos adipócitos. Secondly, tem também um efeito vasodilador forte nos capilares da área injetada levando a fluxo mais grande e mais forte do sangue à área, que significa mais oxigênio. . O resultado final é menor quantidade de céluas de gordura (adipócitos) e tecido subcutaneous mais firme.

Carboxiterapia é dolorosa?

Não. Alguns pacientes podem experimentar uma sensaçã de descolamento da pele no local da injeção. Desaparece dentro de alguns segundos. Em conseqüência da circulação aumentada, a área que cerca o local da injeção pode sentir um aumento de temperatura local por 10 a 20 minutos.

 

Que devo eu evitar após o tratamento com carboxiterapia?

Evite de emergir na água por 4 horas após o tratamento tal como banhos, natação, ou saunas.carboxiterapia

Quantas sessões são necessárias? carboxiterapia

Entre 15 e 20 sessões são necessárias para eliminar a cellulite. Idealmente devem ser realizadas e seções por semana . Isto dependerá da extensão da celulite ou gordura localizada. Cada sessão dura entre 10 a 15 minutos.

Quanto tempo os benefícios duram?

Isto depende inteiramente de você. Se você escolher seguir uma dieta saudável complementada pelo exercício regular, a celulite pode permanecer afastado por anos.

Não é o dióxido de carbono tóxico?

Não. O dióxido de carbono é produzido naturalmente pelas células em nossos corpos cada dia de nossa vida. É transportado no sangue e expulsado através dos pulmões. Em um estudo feito publicou no jornal plástico aesthetic da cirurgia, nenhum efeito colateral importantes foram ligados ao tratamento do CO2. O estudo encontrou que a terapia do CO2 é uma terapia segura com nenhum efeito colaterais relevante. Por causa de seus propriedades lipolíticas possui efeito positivo na elasticidade da pele, a terapia do CO2 pode possuir um papel útil como um complemento à lipoaspiração cirúrgica para o tratamento da irregularidade persistente da pele.

aparelho de carboxiterapia

 

Fonte: http://www.esteticas.com.br/carboxiterapia.htm 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.