| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Membrana Plasmática

Page history last edited by Prof. Paulo 14 years, 11 months ago

Assista os vídeos abaixo e faça um resumo, do que você compreendeu, com suas próprias palavras.   Esse resumo deverá ser colocado em "Add a comment"   desta página até 29/05/2009.  Não esqueça de colocar o nome e/ou número.

 

 

YouTube plugin error

 

 

YouTube plugin error

 

 

YouTube plugin error

 

 

YouTube plugin error

Comments (7)

Guilherme said

at 5:57 pm on May 26, 2009

A membrana plasmatica é indestrutivel e muito flexivel, numa membrana existem apenas 2 moléculas.
Ela é constituida de fosfolipídeos e proteinas mas podendo conter outras substancias.
Ela cobre a celula e mostra a area dela, controla como entram e sai para a celula, e mantem diferenças entre intra e extracelular.
Ela e constituida de fosfolipideos, hidrofobico, hidrofilico e proteina.
ela possue o transporte passivo: aquele que nao a esforco ou gastos durante seu transporte. possui a fifusão simples, facilitada e a osmose.
transposte ativo: e aquele que ha o esforço e gasto em seu transporte. transporte mediado pela bomba de transporte.
A difusão facilitada existe quando a substâncias que não podem ser transportadas de um lado ao outro e por isso tem a proteina denominada como permease: que permite esse transporte.
A proteina carreadora e as proteinas permease deixam apenas passar certos tipos de substancias, sem permitir outras.
A osmose é o transporte de águe atraves de uma membrana semi-permeavel.
Substancias pequenas e menos carregadas são quase sempre possiveis em passar pelo transporte, porque a membrana e sempre impermeavel.
para que o transporte ativo funcione e necessario que a proteina mude de posicão para que as moleculas possam ser transportadas

Guilherme n° 13

arthur spezi said

at 6:11 pm on May 27, 2009

teste

arthur spezi said

at 6:58 pm on May 27, 2009

a menbrana plamática ou celular é uma estrutura a célula e a separa do meio onde se encontra, mas nao se isola completamente da célula pois ela permite o intercâmbio de substancias do interior para ao exterior e vice-versa.

Os lipídeos, substâncias oleosas, são as principais moléculas presentes na membrana plasmática e o fato deles não se misturarem com a água ajuda no papel da membrana plasmática de separação da célula do seu meio externo. Os lipídeos da membrana são chamados de fosfolipídeos e se organizam em uma bicamada (duas camadas justapostas).

Os fosfolipídios possuem uma cabeça polar, formada por fósforo (que pode ficar em contato com a água) e caudas apolares (que não tem afinidade por água) que ficam voltadas para o interior da membrana.

o transporte ativo: Ocorre quando o há Movimento de entrada ou saída de substâncias em uma célula com gasto de energia.
o transporte passivo:É quando não ha gastos de energia.

a osmose: É a difusão da água, ou seja, a passagem de água de um meio hipotônico (onde ela se encontra em maior quantidade) para um meio hipertônico (onde ela se encontra em menor quantidade). Em um meio hipotônico existe maior quantidade de água e menor quantidade de sal dissolvido. O contrário ocorre em um meio hipertônico.

difusão facilitada: Ela forma os poros na membrana atraves da passagem de macromoléculas e proteinas.


A membrana plasmática possui a capacidade de englobar substâncias de maior porte através da endocitose

Endocitose: Transporte de moléculas em grande quantidade. Existem dois tipos de mecanismos para esse transporte:

a) Fagocitose – Englobamento de partículas sólidas por meio da emissão de pseudópodes pela membrana plasmática.

b) Pinocitose – Englobamento de gotículas líquidas por meio de invaginações da membrana plasmática.

jhjhj said

at 10:23 am on May 28, 2009

A membrana plasmática cumpre uma vasta gama de funções. A primeira, do ponto de vista da própria célula é que ela dá individualidade a cada célula, definindo meios intra e extra celular. Ela forma ambientes únicos e especializados, cuja composição e concentração molecular são consequência de sua permeabilidade seletiva e dos diversos meios de comunicação com o meio extracelular. Além de delimitar o ambiente celular, compartimentalizando moléculas, a membrana plasmática representa o primeiro elo de contato entre os meios intra e extracelular, transduzindo informações para o interior da célula e permitindo que ela responda a estímulos externos que podem, inclusive, influenciar no cumprimento de suas funções biológicas. Também nas interações célula-célula e célula-matriz extracelular a membrana plasmática participa de forma decisiva. É, por exemplo, através de componentes da membrana que células semelhantes podem se reconhecer para, agrupando-se, formar tecidos.
A manutenção da individualidade celular, assim como o bom desempenho das outras funções da membrana, requerem uma combinação particular de características estruturais da membrana plasmática: ao mesmo tempo que a membrana precisa formar um limite “estável”, ela precisa também ser dinâmica e flexível. A combinação destas características é possível devido `a sua composição química.

João Aubert 15 e Thiago Coimbra 26

Maria Augusta said

at 11:48 pm on May 29, 2009

A membrana celular é a estrutura de todas as células vivas, as procarióticas e as eucarióticas. Ela da individualidade a cada célula.
É responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela.
O transporte pode ser passivo ou ativo.Ela faz a manutenção da célula.

Maria Augusta Piza n°19

Fernanda said

at 11:57 pm on May 29, 2009

Os minerais são nutrientes com função plástica e reguladora do organismo. É necessário ingerir cálcio e fósforo em quantidades suficientes para a constituição do esqueleto e dos dentes. Outros minerais, como o iodo e o flúor, apesar de serem necessários apenas em pequenas quantidades, previnem o aparecimento de doenças como a cárie dentária e o bócio. Uma alimentação pobre em ferro provoca anemia (falta de glóbulos vermelhos no sangue). O excesso de sódio, provocado pela ingestão exagerada de sal, aumenta o risco de doenças cardiovasculares e é um dos responsáveis pela hipertensão.

Fernanda Kolonko n°8

ana martha meca said

at 1:18 pm on Aug 17, 2009

muito boa a pesquisa (:

You don't have permission to comment on this page.